Tudo que você sempre quis saber sobre Cronograma Capilar

Depois de vários processos químicos aplicados regularmente não há cabelo que aguente continuando saudável e macio, não é? E recuperá-los não é caso só de cabeleireiro, é possível trata-los de forma bem simples, mas disciplinada.




O cronograma capilar é um um ciclo de cuidados intensos e semanais, durante quatro (4) semanas, totalizando um (1) mês, para a reestruturação dos fios, oferecendo tudo que eles precisam para ficar com brilho e vida.

Muitas vezes somos induzidos a pensar que cabelos danificados serão resolvidos com simples hidratações, mas não só de hidratações sobrevive um cabelo. Além das hidratações, também são necessárias nutrições e reconstruções periódicas. E é exatamente essa a proposta do cronograma, porém cada cabelo precisará se focar mais em uma das etapas de acordo com suas necessidades.

Para saber em qual etapa o estado de seu cabelo se encaixa melhor, segue a função de cada uma das etapas:

I - Hidratação: tem como função repor a umidade (isso mesmo, a água) dos fios. Caso seu cabelo esteja sem brilho e ressecado, é disso que ele precisa.

II - Nutrição: tem como função devolver os lipídios aos fios, alimentando-os com oleosidade. Caso seu cabelo esteja com muito frizz e sem balanço, nutrição é exatamente o que ele necessita.

III - Reconstrução: tem como função devolver as proteínas aos fios, através dos aminoácidos (que são, justamente os componentes das proteínas). Caso seu cabelo esteja muito fino, quebradiço e poroso, precisará de mais reconstruções.

Certo, mais eis que surge a dúvida: como identificar as máscaras para cada etapa?

Não é a tarefa mais simples do mundo, mas também não é a mais difícil. Basta olhar os potes das máscaras e verificar a composição, procurando alguns dos componentes principais que caracterizam cada tipo de máscara:




  • Máscaras de hidratação: possuem componentes como silicones, álcoois modificados (ex: Cetearyl Alcohol, Cetyl Alcohol), D-panthenol (vitamina A), Babosa (Aloe Vera), Vitaminas, Bepantol, Chocolate, mel, geléia real, extratos naturais (nomes científicos de "plantas" que acompanham a palavra "Extract" ex: Rosemarinus Officinalis Leaf Extract), glicerina, panthenol, proteína de Arroz (Hydrolized Rice Protein), proteína de Aveia (Hydrolzed Oats), Proteína Hidrolisada da Soja (Hydrolized Soy Protein), Proteína da Seda (Hydrolized Silk Protein), semi di Lino, derivados do açúcar, vitaminas.



  • Máscaras de Nutrição: geralmente tem a palavra “óleo” no nome. Possuem óleos e manteigas na fórmula, bem como manteigas de cacau (Theobroma Cacao Butter), manteiga de tutano (Marrow Butter), manteiga de cupuaçu (Cocoa Butter), manteiga de abacate (Avocato Butter), manteiga de Macadâmia, manteiga de Karité (Shea Butter), óleo de Argan (Argania Spinosa Oil), óleo de Oliva (Oliva Oil), óleo de Abacate (Avocato Oil), óleo de Coco (Coconut Oil), ceramidas.



  • Máscaras de Reconstrução: A base de queratina (Hydrolized Keratin), creatina (Creatine), colágeno (Hydrolized Collagen Protein), arginina (Arginine), cisteína (Cysteine), elastina, aminoácidos.

Agora que já sabe como identificar as máscaras, a pergunta que não quer calar é: como começar o cronograma? Para isso, temos o cronograma oficial, mas não precisa segui-lo a risca, faça as modificações necessárias, adicionando mais hidratações, nutrições ou reconstruções, de forma a adequar melhor o cronograma capilar ao seu cabelo:



Algumas dicas finais e que podem ser bem úteis e ajudar na realização do cronograma:



  • Cuidado com o excesso de reconstruções, pois muita queratina pode prejudicar os cabelos, podendo até causar quebra dos fios.
  • Num intervalo de 15 dias é imprescindível fazer uma limpeza com shampoo anti-resíduo, que ajudará a potencializar o efeito do tratamento.
  • É recomendável que o intervalo entre as etapas seja de dois (2) dias sem lavar o cabelo.
  • Nunca comece o ciclo pela reconstrução, antes disso é necessário que o cabelo esteja hidratado.
  • Siga as recomendações quanto ao tempo de pausa que fabricante da máscara indicar
  • Caso usar secador ou chapinha, use termoprotetores.

Aos poucos, o que seu cabelo precisa vai ficando mais evidente, assim conseguirá fazer melhores adaptações ao cronograma. Antes ou após procedimentos químicos, é importante fazer o cronograma para preparar o cabelo para os futuros danos ou recuperá-lo de danos já causados. Fará uma grande diferença na sua saúde capilar.

Até a próxima postagem,

Matt

0 comentários:

Postar um comentário