Tudo que você sempre quis saber sobre a Pele Seca x Pele Perfeita

Muitas vezes esquecemos que a pele é o maior órgão do corpo humano e tendemos a deixar de lado os devidos cuidados para manter uma pele bonita e saudável. Afinal, de que adianta ter o cabelo e as roupas mais bonitas se a pele, nosso maior cartão de visitas, estiver detonado!?
Tenho uma doença chamada dermatite atópica, que é uma inflamação crônica da pele que afeta principalmente peles muito secas, então todo cuidado é pouco!


Manter uma pele saudável nem sempre é uma tarefa fácil, mas são alguns pequenos detalhes que começarão a fazer diferença. Manter a pele hidratada é fundamental e para isso é recomendável hidratá-la quando ainda estiver úmida, como por exemplo, logo após o banho. Como não posso usar hidratantes comuns, utilizo uma pomada chamada Esperson, da Aventis Pharma, que ajuda a combater a secura da pele, mantendo-a sempre hidratada. Recomendo que peles muito secas experimentem (após uma rápida consulta a um dermatologista); pode ser encontrada na faixa de R$20,00 - R$30,00 em qualquer farmácia.

 Por falar em água, ela é indispensável, pois ao ingerir, no mínimo, dois litros de água diariamente, ajuda a prevenir a pele seca. 
Limpar a pele diariamente é essencial, pois diariamente somos expostos às impurezas causadas pelo ar poluído e retirar a oleosidade acumulada. Use um sabonete suave, como os de glicerina. Os melhores momentos para higienizar a pele são pela manhã e a noite, antes de dormir. O uso de esfoliantes para ajudar a remover as células mortas também é uma boa. 
Nunca, em hipótese alguma, durma com maquiagem, pois ela tampa os pores, impedindo a respiração das células da pele, favorecendo também a desidratação da pele e o aparecimento de cravos e espinhas, por isso é fundamental removê-la.
A acne deve ser tratada com produtos específicos e nunca se deve espremer cravos e espinhas, pois podem virar manchas mais severas e que serão difíceis de serem removidas. Já que minha pele é extremamente seca, não costumo ter muitos problemas com isso, mas criei o hábito de utilizar a linha completa L'oréal Pure Zone, a qual recomendo fortemente, já que desde que comecei a usar não tive mais problemas com acne. 

Usar os produtos certos e com recomendação de um dermatologista só irão potencializar os efeitos positivos para sua pele. Para os alérgicos como eu, deem preferência absoluta aos produtos hipoalergênicos.

O protetor solar será seu melhor amigo, acredite. Excesso de exposição à radiação solar pode causar manchas, rugas e até mesmo problemas de pele mais sérios, como o câncer. Use protetor solar sempre que for sair de casa e procure sempre a sombra, principalmente entre as dez da manhã e a quatro da tarde, mesmo durante os dias mais frios. Mas como escolher o protetor solar certo? Use pelo menos 15 FPS e se tiver a pele muito clara dê preferência ao 30 FPS ou fatores superiores. Já que minha pele é extremamente sensível, escolhi utilizar o fator 60.
É claro que não será possível fugir de uma das mais importantes dicas: uma alimentação saudável! Refeições equilibradas, ricas em frutas, alimentos antioxidantes, verduras e proteínas magras, alimentos ricos em vitaminas A e E ajudam o corpo a manter os nutrientes na medida certa.  É importante evitar frituras, que além de muito calóricas, acabam aumentando a oleosidade da pele, sendo porta de entrada para as temidas espinhas. Adicionar o chá verde ou branco na dieta, três vezes ao dia, ajuda a proteger a pele contra o câncer e rugas.
Dê adeus ao cigarro e ao álcool. Fumar reduz os vasos sanguíneos nas camadas mais externas da pele, esgotando o oxigênio e nutrientes que são necessários para a manutenção da pele. Já o álcool aumenta a oxidação da dos tecidos, favorecendo o envelhecimento.
Controlar o estresse é benéfico, não só para a pele, mas também para o organismo como um todo, pois ele é um dos grandes causadores de moléstias como a depressão, ansiedade, obesidade. O estresse crônico ocasiona deterioração celular em alta velocidade.
Por último, mas não menos importante, faça uma visita ao dermatologista ao menos uma vez ao ano para melhores adequações ao tratamento e manutenção da sua pele!

Até a próxima!
Matt.




10 comentários:

  1. Uma visitinha no dermatologista, é sempre bom acima de tudo né? Gostei da postagem, bem informativa ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!!
      Inclusive, estou te seguindo.

      Beijos ;*

      Excluir
  2. Gostei da postagem, acho que em alguns casos apenas visitando o dermatologista para um diagnóstico mais preciso, mesmo =]
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nada como a ajuda e tratamento com um profissional!
      Beijos ;*

      Excluir
  3. O meu caso é de pele oleosa, procuro sempre fazer esfoliação e hidratar bastante!
    Estou seguindo o blog, beijos!

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  4. Matt você é você e você é única! Sua visão do mundo e das coisas são diferentes como você, assim como a sua compreensão do universo. Você minha linda, transcende a lógica das coisas e vive num mundo que poucos conhecem. Vai com seu conhecimento ajudar muitas pessoas e seu lugar não é aqui meu bem é onde há campo de pesquisa e pessoas perto do seu QI . Sucesso! E vc pode tudo tudo tudo que quiser. Eu te sigo com muito orgulho. Beijos e obrigada pela sua visita ao meu blog. Marlene Ferreira http://chefmarlenereceitas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu estou literalmente sem palavras! E com certeza farei o possível e o impossível para fazer boas contribuições para este planeta!
      Muito, muito obrigada mesmo. De verdade. Seu comentário me tirou um grande sorriso!

      Beijos!

      Excluir